segunda-feira, 14 de outubro de 2013

2° Grupo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS CAMPUS – ARAPIRACA DIREÇÃO DE ENSINO COORDENADORIA DE FORMAÇÃO GERAL
PROFESSOR: GERALDO RAMIRES

ALUNOS: ANGÉLICA SAMPAIO, ANÁLIA RÉGIA, EMILLY BARROS, GERSON VANDERLEY, NAUDIRÊZ CARMO, ROSELY AMORIM, VAGNER RAMOS


AGROPECUÁRIA



Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações.

Agropecuária- Região Sul

Agropecuária de subsistência é a produção de alimento para sustentar pessoas, de forma que ela planta, ela colhe, sem haver lucros ou qualquer tipo de retorno financeiro para qualquer pessoa, isto é para consumo próprio. Agropecuária comercial é a produção em massa de alimentos para venda, normalmente produzidos por grandes empresas. Havendo um retorno financeiro

• Comercial Extensiva e Intensiva: A agricultura e a produção pecuária do Sul podem se enquadrar em dois modelos distintos denominados de intensivos e extensivos, esses podem variar conforme o nível de tecnologia que é empregado. Atualmente existe A moderna agricultura comercial que é praticada em grandes propriedades, com o uso de muitas máquinas, adubos, inseticidas e pode ser irrigada. Utilizam mão de obra especializada, como engenheiros e técnicos agrícolas. O proprietário da terra contrata trabalhadores para plantar, limpar e colher. Nesse tipo de agricultura, em uma propriedade é plantado um único tipo de produto.

• Agricultura Extensiva: é realizada de forma tradicional desenvolvem a agricultura extensiva, as pequenas propriedades de subsistência, nas quais a mão de obra geralmente é familiar, não utilizam tecnologias, não há preparação
do solo como a correção, as sementes utilizadas não são selecionadas, não são empregadas técnicas modernas de cultivo, geralmente utilizam o arado de tração de bois ou cavalos, com baixo ou nenhum nível tecnológico, isso ocasiona uma baixa produtividade, dessa forma não conseguem competir no mercado.

• Intensiva: uma grande aplicação de técnicas no preparo do solo, cultivo e colheita que resulta em altos índices de produtividade e atingem essas em pequenas áreas cultivadas, além de alcançar um tempo maior de exploração do solo, essas características estão ligadas à agricultura intensiva.


Na Região Sul, a pecuária desenvolvida de forma extensiva e intensiva, com técnicas modernas, ocupa um importante papel para a economia da região.
A criação de gado bovino de corte, visa abastecer o mercado interno e à exportação. É desenvolvida, em grande escala, a produção de gado leiteiro, um dos melhores rebanhos do Brasil, beneficiando as indústrias de laticínios.

A região é uma das maiores produtoras e exportadoras de suínos e também frangos, com destaque para a cidade de Chapecó, em Santa Catarina, município considerado a capital da agroindústria, onde estão localizadas grandes unidades industriais processadoras e exportadoras de carne de suínos e aves.
Share on :

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Copyright Geo IFAL - O site de Geografia da Turma 413/913-B 2013 - Todos os direitos reservados| Desenvolvido por Turma 913-B.
Design by | publicado por Ara Notícia 913-B